Home

July 4, 2009

PLANETA LONDRINA - MUNDO AFORA: Tenor lírico brasileiro faz sucesso pelo mundo

A voz marcante do jovem tenor lírico Thiago Arancam encanta a qualquer um. Com apenas 26 anos, ele já participou de diversos concertos e óperas, entre elas Carmen de Georges Bizet. Atualmente o tenor interpreta o papel de Maurizio na ópera Adriana Lecouvreur no Teatro Regio de Turim, na Itália.

Mesmo não sendo londrinense, Thiago viveu grande parte da infância e adolescência entre São Paulo e Londrina, de onde é a maior parte de sua família. Seu pai ainda hoje mora na cidade. “Londrina teve uma enorme importância no meu crescimento pessoal e profissional. Conheci várias pessoas que influenciaram meu caminho musical e me deram oportunidades de seguir em frente com os meus próprios passos”, comenta o tenor.

Bacharel em canto erudito pela Faculdade de Música Carlos Gomes em São Paulo, Thiago foi o primeiro brasileiro a ingressar na conceituada Academia de Canto Lírico do Teatro Alla Scala de Milão, sob direção da famosa soprano Leyla Gencer. Entre os países que o tenor brasileiro já se apresentou estão Estados Unidos, Alemanha e Emirados Árabes.

Ele conta que a música surgiu em sua vida por acaso. “Tinha por volta de oito anos e no colégio onde eu estudava existia um coral infantil composto pelos alunos. Todos faziam um teste para ingressar cantando `Parabéns a você- e eu fui selecionado”.

Sobre como é cantar para um teatro lotado, Thiago afirma que a sensação é maravilhosa. “É a melhor sensação possível, ter a casa cheia faz bem para o ego artístico e com certeza a troca de energia com o público é o combustível do artista”.

A rotina de um tenor é puxada e Thiago passa entre 20 e 50 dias se preparando para atuar em cada ópera. “O primeiro passo é o estudo do repertório, posteriormente a preparação vocal sobre a linha de canto, seguindo com a dramaturgia sobre o contexto literal da ópera e finalmente os ensaios com toda a produção do espetáculo”, explica.

Além de atuar na ópera Adriana Lecouvreur, Thiago está se preparando para estrear duas óperas de Giuseppe Verdi, entre elas a famosa Aída, em agosto na França. Ele também está organizando uma turnê brasileira para 2010, que ainda depende de posição dos patrocinadores.

Na vida pessoal, Thiago - que se casou em março deste ano com a italiana Michela Rovegno nas paradisíacas ilhas Fiji - também tem planos próximos. “Em breve quero ampliar a família e poder estar no Brasil com mais frequência”, revela.

Marina Ferezim/Máxima Comunicação

Labels:

Share |

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home