Home

June 7, 2008

Correio Braziliense - O erudito vai virar popular

22-05-2008
Uma grande festa embalada por som clássico com acordes pop faz parte da programação de comemorações dos 200 anos de criação do primeiro jornal do país: o Correio Braziliense. No dia em que completa o bicentenário de lançamento da marca (o jornal começou a circular em Londres em 1º de junho de 1808), o Correio promoverá um concerto em homenagem a um dos maiores expoentes do canto lírico da segunda metade do século 20, o tenor italiano Luciano Pavarotti. O show, marcado para a noite de 1º de junho, será na área externa da Torre de TV. E o melhor: de graça.

A opção pelo cantor erudito não foi por acaso. Reconhecido em todo o mundo pelo volume da voz, pela personalidade expansiva e pelo carisma, Pavarotti soube usar, como ninguém, a popularidade para recriar sua arte. Sua imagem ultrapassou as fronteiras das salas de concerto e serviu para aproximar a ópera do grande público, e ele fez isso como ninguém em apresentações memoráveis — como a feita com a banda irlandesa U2, em 1993, na qual interpretou, ao lado de Bono Vox, a canção Miss Sarajevo.
Nesta edição brasiliense, o erudito aparece interpretado ao gosto do tenor morto em 1997. No palco do concerto da capital federal, haverá 60 músicos da orquestra Camerata do Brasil, que atuarão ao lado do tenor paulista Thiago Arancam e da soprano brasiliense Luciana Tavares. O toque popular fica a cargo da cantora carioca Fernanda Abreu e do guitarrista do Sepultura, Andreas Kisser. Na regência do espetáculo, ninguém menos do que o maestro Silvio Barbato.
“Penso que será uma mistura superinteressante, mesmo porque não é comum ter música lírica com solo de guitarra, além da participação de uma cantora pop, como a Fernanda Abreu. Certamente agradará o público”, avalia a cantora lírica brasiliense, que mora em Belém, no Pará, e já está na cidade natal para os ensaios.
Segundo ela, a ansiedade é grande, não somente por causa da data comemorativa, mas também porque será emocionante cantar para um público velho conhecido. “Lá estarão meus familiares, amigos, professores. Certamente será muito emocionante cantar para tanta gente querida”, diz. Luciana interpretará canções napolitanas e italianas, além de fazer um dueto com Arancam na apresentação de uma ária da ópera O Guarani, do compositor brasileiro Antônio Carlos Gomes.
“Estou muito emocionado por poder cantar para um público tão grande na capital do meu país”, alegra-se Arancam, referindo-se à expectativa de se apresentar para cerca de 30 mil pessoas. Longe do Brasil há quatro anos, ele, que canta em Milão, está em Brasília desde sexta-feira para participar dos ensaios. Habituado a grandes apresentações, qual reação ele espera das pessoas nessa grande comemoração? “Já estive em outros concertos desse tipo e estou certo de que as pessoas ficarão surpreendidas, porque os dois estilos agradam muito”, opina ele.

Labels:

Share |